darleicordeiro

Algumas dicas valiosas de desempenho para um site WordPress

Leitura: 2 min

Compartilhe:

Como otimizar o desempenho de sites WordPress

Não é um grande desafio manter seu site rápido, o difícil é otimizar o desempenho depois de muito tempo sem revisões e implementações em seu WordPress. Os cuidados periódicos não só ajudam no desempenho, mas também no SEO e na indexação do site em buscadores como o Google.
Conheça os obstáculos para melhorar o desempenho
Conhecer as causas do baixo desempenho da plataforma e quem são os vilões que estão deixando seu site lento é o primeiro passo para melhorar a experiência do usuário através da velocidade do seu site. A velocidade de resposta de um site é um dos critérios de posicionamento dos principais buscadores, por isso ter um site lento é estrategicamente um pesadelo para o seu SEO e marketing digital. Descubra quais são os principais motivos pelos quais seu site está mais lento, corrija essas falhas e mantenha o foco em otimizar o desempenho e manter a segurança do seu WordPress.
Como saberei se preciso otimizar o desempenho do meu site WordPress?
O primeiro e principal sintoma de que seu site WordPress precisa de um impulso é o atraso na abertura das páginas (mesmo que a conexão seja boa). Mesmo sem perceber essa mudança em resposta às páginas de abertura, é bom analisar periodicamente a velocidade do seu site, quanto mais o site recebe novas publicações, implementações e alterações, mais próximas devem ser essas datas de análise de desempenho.
E agora, o que faço para otimizar a performance do meu site?

É uma questão de atenção e cuidados contínuos, caso o site esteja sendo legado a muito tempo, provavelmente ele dará muito trabalho para otimizar sua performance, envolvendo um certo número de ferramentas, plugins e certamente processos para utilização de todos.

Basicamente o desempenho de todos os sites se baseiam em três pilares de performance: infraestrutura, tecnologia e conteúdo. Com a infraestrutura devemos nos atentar ao serviço e como é formatado os serviços de hospedagem, o tempo de resposta de um servidor conta muito para a velocidade do site. A tecnologia trata do que se refere a qual software e integrações que serão feitas. O WordPress não tem nenhum problema com performance, desde que o desenvolvedor do projeto não utilize um caminhão de recursos inutilizáveis além de softwares, plugins e temas defazados. A boa utilização do WordPress é uma premissa básica, afinal, o WP é aquilo que você faz com ele. Portanto observe bem o que você anda postando, deixe sempre o HTML limpo, se livre das imagens grandes e sempre monitore a performance do seu site.

Tem algum truque para melhorar o desempenho?
Claro que existem muitos truques, mas como nem sempre os atalhos são o melhor caminho, a recomendação é manter o foco na manutenção da velocidade do site, não apenas na melhoria do desempenho.
Conclusão
Não há segredos na hora de otimizar a performance do WordPress, depois que se entende como e porque é importante manter sempre a velocidade do seu site, os cuidados periódicos dos quais ele e qualquer outro site precisam passa a ser uma tarefa, simples e muito importante no seu calendário de ações.
E você, se preocupa com o desempenho do seu site WordPress?

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter

Newsletter

Signup our newsletter to get update information, news, insight or promotions.

Artigos relacionados

Leitura: < 1 min

Leitura: 3 min