darleicordeiro

Ferramentas para analisar o desempenho do seu site em WordPress

Leitura: 2 min

Compartilhe:

Geralmente essas ferramentas medem o desempenho gerando uma pontuação e mostrando de forma bem didática (como um velocímetro) quais são os possíveis problemas do seu site ou blog WP.

As ferramentas e o que elas fazem

É importante lembrar que essas ferramentas analisam a página correspondente à URL que o usuário declara, mesmo que existam vários elementos presentes na página inicial em outras páginas como painel, menu, contatos ou outras informações analise as ferramentas somente nesta página. Este é apenas um detalhe a ser lembrado, geralmente as páginas refletem as mesmas questões, deve ser por isso que as ferramentas não se preocupam tanto com a análise geral do site, mas com a página projetada é de interesse do gestor.

GTmetrix

Como todo bom software pago, o GTmetrix é outra ferramenta de análise que, além de mostrar os problemas, também oferece ao usuário recomendações práticas para otimizar o desempenho. A disponibilidade de recursos como: monitoramento do site com agendamento, alertas monitorados com notificação por e-mail, gravação de vídeo indicando gargalos de desempenho e análises no celular para ver o desempenho do seu site em smartphones. Outro ponto interessante dessa ferramenta é a capacidade de testar em várias regiões. Você pode saber como o site se comporta quando acessado em diversas localizações do mundo.

Google Page Speed Insights

Esta é certamente a ferramenta de análise de desempenho do WordPress mais popular e usada em todo o mundo. Por ser gratuito e conter elementos que oferecem ao usuário uma conta completa, a popularidade do PageSpeeds tornou-se praticamente imbatível. Intuitiva e direta, a ferramenta analisa sites e blogs e foca no comportamento deles em desktop e mobile. O Google criou um primo do PageSpeed, mais voltado para quem é novato em programação, seu nome é Test My Site, da iniciativa Think With Google, mas parece que não deu certo.

WebPage Analyzer

Essa ferramenta testa a velocidade do seu site, calcula cada elemento individualmente e sugere como melhorar o tempo de carregamento da página com base nas melhores práticas e técnicas de otimização de desempenho. Sim faz igual a todo mundo, a diferença é que muitos técnicos especializados em atuação gostam dessa ferramenta porque ela disponibiliza o laudo em uma linguagem mais técnica e avançada, facilitando a vida de quem oferece suporte e/ou mais avançado em programação para sites.

Conclusão

Analisar o desempenho do WordPress, site ou blog é o primeiro passo para resolver muitos problemas. Os relatórios gerados por esses tipos de ferramentas fornecem um guia para suportar e manter as melhorias necessárias que sua plataforma merece.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter

Newsletter

Signup our newsletter to get update information, news, insight or promotions.

Artigos relacionados

Leitura: < 1 min

Leitura: 6 min

Leitura: 8 min

Leitura: 3 min